domingo, 15 de maio de 2011

São Pedro de Alcantara - Rancho Queimado - Dia 15/05/2011

Amanheceu chovendo em São Pedro de Alcântara, ora com uma intensidade forte ora fraca. Tomamos café devagar, arrumamos as bikes e esperamos um pouco a chuva diminuir. Quando a chuva ficou bem fraca, deixamos a casa da dona Dalva e fomos comprar as provisões para o dia, já passava das 9:30hs.
Paramos na praça em um "bar/lanchonete", onde tinhas uns senhores e alguns jovens jogando domino. Após comprarmos as nossas provisões (água, paçoca e chocolate), fomos fotografar a "Árvore da Primavera – Frühslingbaum". Esta Árvore foi feita para a comemoração dos 180 anos de início da colonização alemã em Santa Catarina. Esta árvore contém o nome e brasões de 40 famílias que imigraram para a região provenientes da Alemanha desde 1929. Este evento é uma alusão a Maimbaum (árvore de maio) celebrada em muitas cidades da Alemanha para marcar o início da Primavera no Hemisfério Norte. (fonte: http://stmt.com.br/arvoredaprimavera.htm). Partimos em direção a Angelina, e um pouco depois da praça o asfalto terminou e começamos a pedalar por uma estrada de terra. Logo nos primeiros kms a chuva praticamente parou.
Como pela analise dos mapas do GPS, tínhamos a opção de não passar por Angelina, mas precisávamos saber se o caminho era viável para pedalar. Quando passamos por um propriedade, onde tem um alambique que produz cachaça artesanal e melado, conversamos com o proprietário e ele nos informou que apesar do caminho ser mais curto para Rancho Queimado, o piso e a inclinação da estrada não era boa.
Desta forma, seguimos pela estrada principal e fomos subindo uma serrinha de aproximadamente uns 11km e depois descemos uns 5km até Angelina. Chegando a Angelina estava tendo uma feira de Queijo e Mel na praça principal, procuramos um local para almoçar e obtermos mais informações sobre o caminho para Rancho Queimado. Encontramos uns policiais que disseram que para Rancho Queimado tínhamos uns 13km por estrada asfaltada, os mesmos policiais indicaram o Sens Hotel para almoçarmos e depois continuarmos a nossa viagem para Rancho Queimado. Chegamos ao portal de entrada para Rancho Queimado e tentamos obter informações de onde poderíamos nos hospedar, tínhamos a opção do hotel ao lado da rodoviária e algumas pousadas um pouco mais afastadas do centro. Fomos para o centro e pelo caminho fomos admirando a arquitetura local das casas e a tranqüilidade da população. Resolvemos ir para a Pousada da Serra XXXX, como a Denise já estava um pouco mais cansada e a estava começando a escurecer, eu estava indo na frente quando avistei a pousada e entrei para pegar informações.
Neste pequeno espaço de tempo, vi que a Denise não chegava e retornei para encontra - lá. Cheguei ao ultimo ponto que eu tinha visto-a e não a encontrei, neste momento vinha uma moto e perguntei para ele se tinha visto algum ciclista na estrada, ele disse que não. Nesta hora perguntei se ele podia seguir pela estrada até uns 2km depois da pousada para tentar encontrá-la e eu retornei em direção à pousada. Quando eu cheguei à pousada a Denise já estava lá. Ela tinha entrada no loteamento em frente à pousada pois não tinha visto a pousada do lado oposto da estrada. Voltei para a entrada da pousada para aguardar o motoqueiro. Quando ele voltou informei a ele o ocorrido e agradeci a ajuda. Como a pousada tinha uma cantina italiana anexa, resolvemos jantar ali mesmo, pois a temperatura estava caído muito rapidamente.

Resumo do dia:
Tempo de Pedal : 04:47:16
Tempo Total : 08:27:45
Veloc. Média: 9,6 km/h
Veloc. Máxima: 48,5 km/h
Ganho de elevação: 1.412 m
Perda de elevação: 774 m
Elevação mín.: 218 m
Elevação máx.: 882 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário